Imagem capa - Fez-se a Luz... por Thalita Castanha

Fez-se a Luz...

Thalita Castanha é especialista em newborn, registra pais e bebês desde a gestação, passando pelo mágico momento do nascimento, até os primeiros dias e meses de vida do pequeno, transformando em eternos alguns dos momentos mais importantes da vida em família. É formada em fotografia pela Universidade Belas Artes, tem especialização em newborn pelo Instituto Internacional de Fotografia e curso preparatório de fotografia de parto, que lhe rendeu acesso às principais maternidades de São Paulo.


entrevista | Thalita Castanha


Como você começou na fotografia?

Sempre percebi que tinha afinidade com a fotografia, mas nunca imaginei que isso se tornaria uma profissão. Com a chegada da maternidade e o desejo de empreender para ter flexibilidade nos horários, nasceu uma fotógrafa!!!

Como direcionou sua carreira para bebês recém-nascidos?

Com a vida mergulhada na maternidade e movida por emoções, a carreira foi tomando o rumo naturalmente. A maternidade é latente em minha vida, não consigo me imaginar fotografando um produto sem emoção.


Como é a produção para um ensaio de newborn?

O ensaio começa muito antes do bebê chegar. Deixo três cenários prontos, ambiente aquecido e todos os acessórios separados para que a mãe possa escolher o que mais se identifica. Uma das minhas orientações é que o bebê venha de banho tomado, isso facilita o relaxamento após a primeira mamada já no estúdio.


Você ainda se emociona em assistir os partos?

Sim, todas as vezes. E tem como não se emocionar? É o milagre da vida, ali na minha frente, é um aprendizado contínuo e um mergulho diário no autoconhecimento.


Qual o momento mais emocionante que você vivenciou fotografando?

O primeiro parto normal, esse foi, sem dúvidas, uma emoção sem tamanho.


Você já presenciou alguma cena de violência obstetra?

Nunca. Tenho cinco médicos que indicam o meu trabalho e são todos absolutamente éticos.


A preparação para fotografar um parto normal e uma cesárea é a mesma?

A minha postura é a mesma, a fotografia muda muito. Por um exemplo: no parto normal tenho a missão de fotografar o nascimento sem mostrar as partes íntimas.


Como é o relacionamento com a equipe médica no momento do parto?

É maravilhoso. Como já disse, normalmente trabalho com cinco médicos. Sei como cada um gosta que eu desempenhe o meu trabalho.


O que você valoriza em uma imagem e por que?

A emoção, porque é o que vai ficar na lembrança.


Qual o diferencial das suas fotos?

A sensibilidade, isso ninguém consegue imitar porque está dentro de cada um. Eu sou emotiva e sensível, então registro o que tenho dentro de mim. Vejo com sensibilidade até os pequenos gestos, até mesmo um aperto na mão da esposa, expressando ansiedade pelo nascimento de um filho.

 

Mais de Thalita

 

Quem é

Com 35 anos, tem dois filhos meninos e mora na Mooca, em São Paulo.

Escola

É fã de bom senso e admira a Kelley Ryden, uma fotógrafa americana.

Produção

Em quatro anos de profissão, faz quatro ensaios por semana.

Dica para iniciantes

"Invistam em bons equipamentos, custa caro, mas faz toda diferença para quem está recebendo o material e continue a estudar, sempre!"


Matéria no link:

http://local.tododia.uol.com.br/_conteudo/2015/11/caderno/todagente/94997-fez-se-a-luz.php